.RIB Extensão de arquivo

Informação verificada
Informações sobre o arquivo RIB
  • Renderman Interface Bytestream 3D Graphics Data Format
  • Arquivos 3D

O que é o arquivo RIB?

A extensão do arquivo RIB é usada para um formato gráfico Renderman Interface Bytestream 3D. Formato provavelmente desenvolvido pela PIXAR. Um arquivo RIB consiste em comandos de linguagem ASCII RenderMan em uso para 1) transportar uma cena completa e descrição de quadro para um renderizador compatível com RenderMan, ou para 2) armazenar recursos. Não é comumente usado para mover objetos entre aplicativos 3D.

RenderMan em seu início, mais de uma década atrás, era saudado como "o PostScript 3D" e a comparação ainda é adequada. Um é uma linguagem de "descrição de cena" e o outro uma linguagem de "descrição de página", ambos RenderMan e PostScript literalmente programam seus dispositivos de destino - um renderizador 3D ou impressora 2D, e o usuário não verá um arquivo .RIB ou .ps se os comandos são enviados diretamente para o dispositivo. No entanto, os arquivos PostScript "encapsulados" (* .ai e * .eps) são amplamente empregados para intercâmbio de gráficos, enquanto o equivalente RenderMan - o arquivo de entidade RIB, tem pouco suporte.

Tipos MIME
  • application/Renderman

Programas, que podem abrir arquivos .RIB

Pixar
RenderMan
Windows
Windows

Como abrir um arquivo .RIB?

Se você tiver problemas para abrir o arquivo RIB, então, na maioria dos casos, o problema é apenas a falta do aplicativo adequado instalado. Selecione um dos programas da lista e instale-o no seu dispositivo. O sistema operacional deve associar automaticamente o formato de arquivo RIB ao programa instalado. Caso contrário, clique com o botão direito no seu arquivo RIB e selecione no menu "Abrir com" . Em seguida, selecione o programa instalado e confirme a operação. Agora todos os arquivos RIB devem abrir automaticamente com o programa selecionado.

Arquivos semelhantes