.PLY Extensão de arquivo

Informação verificada
Informações sobre o arquivo PLY
  • Polygon Model Format
  • Arquivos 3D
  • Stanford University

O que é o arquivo PLY?

O formato de arquivo PLY é uma descrição de objeto simples que foi projetada como um formato conveniente para pesquisadores que trabalham com modelos poligonais. As primeiras versões desse formato de arquivo foram usadas na Universidade de Stanford e na UNC Chapel Hill.

O arquivo PLY consiste em um cabeçalho seguido por uma lista de vértices e uma lista de polígonos. O cabeçalho especifica quantos vértices e polígonos estão no arquivo e também indica quais propriedades estão associadas a cada vértice, como coordenadas (x, y, z), normais e cor.

As faces do polígono são simplesmente listas de índices na lista de vértices, e cada face começa com uma contagem do número de elementos em cada lista.

O formato PLY é usado com mais frequência hoje em dia para transmitir dados de scanners 3D RGB coloridos. Por exemplo, usado pela Petrosys ou Cyberware.

Programas, que podem abrir arquivos .PLY

Windows
Wolfram Research, Inc.
Mathematica
Windows
Meshlab project
MeshLab
Cross-platform
Autodesk, Inc.
AutoCAD
Cross-platform
Meshlab project
MeshLab
Cross-platform
Stichting Blender Foundation
Blender
Mac OS
Linux
Linux
Wolfram Research, Inc.
Mathematica
Linux
Meshlab project
MeshLab
Cross-platform

Como abrir um arquivo .PLY?

Se você tiver problemas para abrir o arquivo PLY, então, na maioria dos casos, o problema é apenas a falta do aplicativo adequado instalado. Selecione um dos programas da lista e instale-o no seu dispositivo. O sistema operacional deve associar automaticamente o formato de arquivo PLY ao programa instalado. Caso contrário, clique com o botão direito no seu arquivo PLY e selecione no menu "Abrir com" . Em seguida, selecione o programa instalado e confirme a operação. Agora todos os arquivos PLY devem abrir automaticamente com o programa selecionado.

Arquivos semelhantes