.OBJ Extensão de arquivo

Informação verificada
Informações sobre o arquivo OBJ
  • Wavefront 3D Object Format
  • Arquivos 3D
  • Wavefront Technologies

O que é o arquivo OBJ?

A extensão de arquivo OBJ é comumente usada para arquivos padronizados que contêm objetos 3D. Esta extensão é usada por vários programas gráficos 3D para o formato universal OBJect.

Em meados de 1980, um programa UNIX chamado "Wavefront Visualizer" foi criado, o qual usava muitos formatos de arquivo ASCII diferentes para mover dados 3D de um módulo para outro (isso foi antes de interfaces de usuário modernas serem desenvolvidas) - OBJ foi usado para transmitir os dados de geometria e MTL usado para transmitir as informações materiais. Todos esses formatos de subarquivos se tornaram obsoletos com o tempo. No entanto, no início dos anos 1990, Okino, Viewpoint, Alias e Wavefront Corp. vieram trazer os formatos de arquivo OBJ e MTL de volta dos mortos dos velhos tempos do Wavefront Visualizer em meados dos anos 1980. Arquivos OBJ + MTL são "aceitáveis" para transferir dados básicos de malha, mas o formato de arquivo OBJ não permitirá a conversão de qualquer informação de hierarquia, materiais complexos, luzes, câmeras, animação, metadados, skinning, etc. O formato de arquivo OBJ também é ASCII detalhado, portanto, pode acabar criando arquivos grandes.

Normalmente, um formato de dados simples que representa apenas a geometria 3D, como a posição de cada vértice, a coordenada de textura associada a um vértice, a normal em cada vértice e as faces que formam cada polígono. Às vezes também conhecido como Wavefront 3D OBJects.

Programas, que podem abrir arquivos .OBJ

TITAN Algorithms
CADRazor
Windows
NewTek, Inc.
LightWave 3D
Windows
SolidWorks Corporation
SolidWorks
Windows
DAZ 3D Inc.
DAZ Studio
Windows
Smith Micro Software, Inc.
Micro Poser
Windows
IMSI/Design, LLC.
TurboCAD
Windows
Autodesk, Inc.
AutoCAD
Cross-platform
Adobe Systems Incorporated
Adobe Photoshop
Cross-platform
Meshlab project
MeshLab
Cross-platform
NewTek, Inc.
LightWave 3D
Mac OS
Mac OS
Stichting Blender Foundation
Blender
Mac OS
IMSI/Design, LLC.
TurboCAD
Mac OS
Adobe Systems Incorporated
Adobe Photoshop
Cross-platform
Meshlab project
MeshLab
Cross-platform
Linux
Stichting Blender Foundation
Blender
Linux
Linux

Como abrir um arquivo .OBJ?

Se você tiver problemas para abrir o arquivo OBJ, então, na maioria dos casos, o problema é apenas a falta do aplicativo adequado instalado. Selecione um dos programas da lista e instale-o no seu dispositivo. O sistema operacional deve associar automaticamente o formato de arquivo OBJ ao programa instalado. Caso contrário, clique com o botão direito no seu arquivo OBJ e selecione no menu "Abrir com" . Em seguida, selecione o programa instalado e confirme a operação. Agora todos os arquivos OBJ devem abrir automaticamente com o programa selecionado.

Arquivos semelhantes