.M3U Extensão de arquivo

Informação verificada
Informações sobre o arquivo M3U
  • Media Playlist Format
  • Arquivos de áudio
  • Nullsoft

O que é o arquivo M3U?

M3U (Localizador Uniforme de Recursos da Camada de Áudio 3 do Moving Picture Experts Group, MP3 URL) é um formato de arquivo de computador que armazena listas de reprodução multimídia. Foi originalmente implementado em Winamp, embora agora seja compatível com muitos aplicativos, incluindo VLC media player, XMMS, foobar2000, JuK, RealPlayer, Windows Media Player, iTunes, QuickTime Player, Yahoo! Music Engine, JetAudio, RokuLabs SoundBridge, Spider Player e PlayStation Portable.

O arquivo M3U é uma lista de reprodução de metarquivo que faz referência a arquivos mp3 e fornece metadados adicionais para os itens da lista de reprodução. Cada música e sua localização têm sua própria linha. As localizações podem ser nomes de caminho locais absolutos ou relativos (por exemplo, " C: / Minha Música / Chanson.mp3 " ou " Chanson.mp3 ") ou podem ser URLs. O arquivo também pode incluir comentários, precedidos pelo caractere "#". No M3U estendido, "#" também introduz as diretivas M3U estendidas.

Um uso comum do formato de arquivo M3U é a criação de um arquivo de lista de reprodução que contém uma única entrada apontando para um fluxo na Internet. O arquivo criado fornece acesso fácil a esse fluxo e pode ser usado para coisas como fazer download de um site da Web ou para enviar por e-mail ou para ouvir rádio na Internet. A versão Unicode do formato M3U é o formato M3U8 e pode incluir caracteres Unicode UTF-8.

Tipos MIME
  • audio/x-mpegurl
  • audio/x-scpls
  • uadio/scpls

Programas, que podem abrir arquivos .M3U

Windows
Peter Pawlowski
Foobar2000
Windows
Microsoft Corporation
Windows Media Player
Windows
SourceForge.net
Media Player Classic
Windows
RealNetworks, Inc.
RealPlayer
Windows
VideoLAN Project Team
VLC media player
Cross-platform
Apple, Inc.
iTunes
Windows
Radionomy
Winamp
Cross-platform
Mac OS
RealNetworks, Inc.
RealPlayer
Mac OS
VideoLAN Project Team
VLC media player
Cross-platform
Apple, Inc.
iTunes
Mac OS
Linux
VideoLAN Project Team
VLC media player
Cross-platform
VideoLAN Project Team
VLC media player for Android
Android

Como abrir um arquivo .M3U?

Se você tiver problemas para abrir o arquivo M3U, então, na maioria dos casos, o problema é apenas a falta do aplicativo adequado instalado. Selecione um dos programas da lista e instale-o no seu dispositivo. O sistema operacional deve associar automaticamente o formato de arquivo M3U ao programa instalado. Caso contrário, clique com o botão direito no seu arquivo M3U e selecione no menu "Abrir com" . Em seguida, selecione o programa instalado e confirme a operação. Agora todos os arquivos M3U devem abrir automaticamente com o programa selecionado.

Arquivos semelhantes