.XMP Extensão de arquivo

Informação verificada
Informações sobre o arquivo XMP
  • Extensible Metadata Platform Format
  • Arquivos Variados
  • Adobe Systems

O que é o arquivo XMP?

A extensão do arquivo XMP está associada à Adobe Extensible Metadata Platform. O arquivo XMP armazena metadados, por exemplo, criados pelo Adobe Photoshop Camera Raw após o processamento de arquivos RAW de fotos digitais (como NEF ou CRW).

O arquivo XMP não contém nenhum dado gráfico. Ele contém todas as informações coletadas pela câmera de fotos RAW proprietárias e menos comuns, como exposição, tipo de câmera, data, dimensões da imagem, etc. Essas informações e metadados são salvos junto com o formato gráfico que não oferece suporte a metadados de imagem (suporte JPG, TIFF, PNG e DNG metadados incorporados diretamente no arquivo). Metadados são quaisquer dados que ajudam a descrever o conteúdo ou as características de um arquivo. Você já deve estar acostumado a visualizar e adicionar alguns metadados básicos por meio das caixas Informações do arquivo ou Propriedades do documento, encontradas em muitos aplicativos de software.

A Extensible Metadata Platform (XMP) da Adobe é uma tecnologia de rotulagem de arquivos que permite incorporar metadados aos próprios arquivos durante o processo de criação de conteúdo. Com um aplicativo habilitado para XMP, seu grupo de trabalho pode capturar informações significativas sobre um projeto (como títulos e descrições, palavras-chave pesquisáveis e autoria e informações de direitos autorais atualizadas) em um formato facilmente compreendido por sua equipe e também por aplicativos de software, dispositivos de hardware e até mesmo formatos de arquivo. O melhor de tudo é que, à medida que os membros da equipe modificam arquivos e ativos, eles podem editar e atualizar os metadados em tempo real durante o fluxo de trabalho.

Com o XMP, os aplicativos de desktop e os sistemas de publicação de back-end ganham um método comum para capturar, compartilhar e aproveitar esses metadados valiosos. A Adobe eliminou o “trabalho pesado” da integração de metadados, oferecendo aos criadores de conteúdo uma maneira fácil de incorporar informações significativas sobre seus projetos e fornecendo aos parceiros da indústria blocos de construção baseados em padrões para desenvolver soluções de fluxo de trabalho otimizadas.

Programas, que podem abrir arquivos .XMP

Adobe Systems Incorporated
Adobe Creative Suite
Cross-platform
Windows
Adobe Systems Incorporated
Adobe Photoshop
Cross-platform
Adobe Systems Incorporated
Adobe Bridge
Windows
Adobe Systems Incorporated
Adobe Photoshop
Cross-platform
Adobe Systems Incorporated
Adobe Bridge
Mac OS

Como abrir um arquivo .XMP?

Se você tiver problemas para abrir o arquivo XMP, então, na maioria dos casos, o problema é apenas a falta do aplicativo adequado instalado. Selecione um dos programas da lista e instale-o no seu dispositivo. O sistema operacional deve associar automaticamente o formato de arquivo XMP ao programa instalado. Caso contrário, clique com o botão direito no seu arquivo XMP e selecione no menu "Abrir com" . Em seguida, selecione o programa instalado e confirme a operação. Agora todos os arquivos XMP devem abrir automaticamente com o programa selecionado.

Arquivos semelhantes