.WRL Extensão de arquivo

Informação verificada
Informações sobre o arquivo WRL
  • VRML World
  • Arquivos 3D
  • N/A

O que é o arquivo WRL?

Extensão de arquivo WRL está associada a VRML (Virtual Reality Modeling Language), um formato de arquivo padrão para representar gráficos vetoriais interativos tridimensionais (3D), projetado especialmente com a World Wide Web em mente.

VRML é um formato de arquivo de texto onde, por exemplo, vértices e arestas de um polígono 3D podem ser especificados junto com a cor da superfície, texturas mapeadas por imagem, brilho, transparência e assim por diante. Os URLs podem ser associados a componentes gráficos para que um navegador da web possa buscar uma página da web ou um novo arquivo VRML da Internet quando o usuário clica no componente gráfico específico. Animações, sons, iluminação e outros aspectos do mundo virtual podem interagir com o usuário ou podem ser acionados por eventos externos, como temporizadores. Um Script Node especial permite a adição de código de programa (por exemplo, escrito em Java ou JavaScript (ECMAScript)) a um arquivo VRML.

Os arquivos VRML são comumente chamados de "mundos" e têm a extensão .WRL (por exemplo, island.WRL ). Embora os mundos VRML usem um formato de texto, eles podem frequentemente ser compactados usando gzip para que sejam transferidos pela Internet mais rapidamente. Muitos programas de modelagem 3D podem salvar objetos e cenas no formato VRML. Embora os mundos VRML usem um formato de texto, eles geralmente podem ser compactados usando gzip para que sejam transferidos pela Internet mais rapidamente (alguns arquivos compactados gzip usam a extensão de arquivo WRZ).

Tipos MIME
  • x-world/x-vrml
  • x-world/x-vrml
  • application/x-world
  • model/vrml

Programas, que podem abrir arquivos .WRL

SourceForge.net
FreeWRL
Windows
Stichting Blender Foundation
Blender
Windows
Pierre-Emmanuel Gougelet
XnView
Cross-platform
IMSI/Design, LLC.
TurboCAD
Windows
SourceForge.net
FreeWRL
Mac OS
SourceForge.net
FreeWRL
Linux

Como abrir um arquivo .WRL?

Se você tiver problemas para abrir o arquivo WRL, então, na maioria dos casos, o problema é apenas a falta do aplicativo adequado instalado. Selecione um dos programas da lista e instale-o no seu dispositivo. O sistema operacional deve associar automaticamente o formato de arquivo WRL ao programa instalado. Caso contrário, clique com o botão direito no seu arquivo WRL e selecione no menu "Abrir com" . Em seguida, selecione o programa instalado e confirme a operação. Agora todos os arquivos WRL devem abrir automaticamente com o programa selecionado.

Arquivos semelhantes