.U3D Extensão de arquivo

Informação verificada
Informações sobre o arquivo U3D
  • Universal 3D Format
  • Arquivos 3D
  • 3D Industry Forum

O que é o arquivo U3D?

A extensão de arquivo U3D é provavelmente mais conhecida por seu uso para o formato de arquivo Universal 3D. Este padrão define a sintaxe e a semântica do formato de arquivo Universal 3D, um formato extensível para redefinição e visualização de CAD 3D downstream, útil para muitos aplicativos de negócios convencionais.

Recursos importantes do formato de arquivo U3D descritos neste documento incluem: arquitetura de execução que facilita a modificação de geometria em tempo de execução ideal, nível de detalhe contínuo, compressão específica de domínio, streaming e reprodução de dados progressivos, superfícies de forma livre, chave animação baseada em quadros e ossos e extensibilidade de formato U3D e tempo de execução.

O U3D tem uma história longa, contaminada e pouco conhecida. Na década de 1990, a Intel Corp. produziu um kit de ferramentas de jogos conhecido como "IFX". Em 2000 e 2001, eles tentaram colocá-lo na Macromedia como o formato de arquivo Shockwave-3D e SDK fracassado, que basicamente se tornou obsoleto no início de 2001 (principalmente devido à implosão da bolha pontocom). A Adobe queria competir com a Autodesk no mercado de MCAD (que acabou falhando em 2008), então em 2004 eles deveriam adotar o X3D como o formato de arquivo 3D padrão para o "novo" formato de arquivo PDF 3D, mas a Intel os forçou a usar o formato de arquivo IFX / Shockwave-3D antigo - renomeado de SW3D para U3D. O IFX nunca foi projetado para a conversão e visualização de dados CAD (como a Adobe desejava usá-lo em PDF 3D), então U3D acabou ficando sem suporte e abandonado pela Intel após 2007, seguido pela Adobe vendendo suas divisões de software 3D em dezembro de 2008 devido a 6 quartos das vendas fracas da empresa. U3D e "PRC" continuam a ser os formatos de arquivo 3D internos usados em arquivos PDF 3D. A TechSoft e sua empresa Tetra4D foram separadas anos depois para pegar as peças do Acrobat-3D da Adobe e continuar sua manutenção de longo prazo (bem como continuar a revender os antigos módulos importadores de CAD do TTF Group, que a Adobe havia comprado para seu 3D MCAD trabalho em abril de 2006). U3D era melhor usado como um formato de arquivo de streaming WEB leve (como o usado para o formato de arquivo Shockwave-3D no início dos anos 2000), mas não funciona bem para compactação de dados CAD.

Programas, que podem abrir arquivos .U3D

Adobe Systems Incorporated
Adobe Creative Suite
Cross-platform
Smith Micro Software, Inc.
Micro Poser
Windows
Stichting Blender Foundation
Blender
Windows
Adobe Systems Incorporated
Adobe Photoshop
Cross-platform
Adobe Systems Incorporated
Adobe Acrobat
Windows
DAZ 3D Inc.
DAZ Studio
Mac OS
Adobe Systems Incorporated
Adobe Photoshop
Cross-platform
Adobe Systems Incorporated
Adobe Acrobat
Mac OS
Stichting Blender Foundation
Blender
Linux

Como abrir um arquivo .U3D?

Se você tiver problemas para abrir o arquivo U3D, então, na maioria dos casos, o problema é apenas a falta do aplicativo adequado instalado. Selecione um dos programas da lista e instale-o no seu dispositivo. O sistema operacional deve associar automaticamente o formato de arquivo U3D ao programa instalado. Caso contrário, clique com o botão direito no seu arquivo U3D e selecione no menu "Abrir com" . Em seguida, selecione o programa instalado e confirme a operação. Agora todos os arquivos U3D devem abrir automaticamente com o programa selecionado.

Arquivos semelhantes