.STL Extensão de arquivo

Informação verificada
Informações sobre o arquivo STL
  • Stereolithography Format
  • Arquivos CAD
  • N/A

O que é o arquivo STL?

A extensão do arquivo STL está associada principalmente à Linguagem de Tesselação Padrão, um formato de estereolitografia CAD comum para modelagem 3D, prototipagem e para uso em impressoras 3D. O formato STL foi desenvolvido pelo Albert Consulting Group (Albert-Battaglin Consulting Group hoje) para Sistemas 3D em 1987 para mover modelos CAD 3D para suas máquinas de aparelhos de estereolitografia (SLA). O arquivo STL descreve apenas a geometria da superfície de um objeto 3D sem qualquer representação de cor, textura ou outros atributos comuns do modelo CAD. Ele existe em formato binário e ASCII e provavelmente muitas variantes foram criadas ao longo dos anos.

Historicamente, o uso desse formato está intimamente ligado à estereolitografia - impressão 3D em fatias de série. É fácil de produzir, portanto, a maioria dos programas CAD que lidam com modelos 3D podem exportar para STL. Observe que STL é um dos piores formatos de arquivo 3D do mundo. Muitas pessoas continuam a acreditar que é um formato de arquivo CAD de alta qualidade, quando isso tem pouca realidade. Nunca deve ser usado para converter dados de um programa 3D para outro e, especialmente, de qualquer programa CAD. Se você receber um arquivo STL, o fornecedor de dados deverá ser solicitado a fornecer o arquivo CAD nativo original, arquivo IGES ou STEP.

Um arquivo .STL contém apenas uma série de triângulos individuais com apenas informações de vértice e nada mais. Não há informações de suavização de normais de vértice precisas, sem coordenadas de textura UV ou cores de vértice, sem materiais, sem hierarquia, sem luzes, sem câmeras, etc. Não fica muito pior.

No Windows, a extensão STL é, por padrão, associada à Lista de certificados confiáveis. Isso não está de forma alguma relacionado à estereolitografia.

Tipos MIME
  • application/sla

Programas, que podem abrir arquivos .STL

3D Object Converter Team
3D Object Converter
Windows
Windows
Windows
Dassault Syst?mes S.A.
CATIA
Windows
IMSI/Design, LLC.
TurboCAD
Windows
Mac OS
Mac OS
IMSI/Design, LLC.
TurboCAD
Mac OS
Meshlab project
MeshLab
Cross-platform
Linux
Dassault Syst?mes S.A.
CATIA
Linux

Como abrir um arquivo .STL?

Se você tiver problemas para abrir o arquivo STL, então, na maioria dos casos, o problema é apenas a falta do aplicativo adequado instalado. Selecione um dos programas da lista e instale-o no seu dispositivo. O sistema operacional deve associar automaticamente o formato de arquivo STL ao programa instalado. Caso contrário, clique com o botão direito no seu arquivo STL e selecione no menu "Abrir com" . Em seguida, selecione o programa instalado e confirme a operação. Agora todos os arquivos STL devem abrir automaticamente com o programa selecionado.

Arquivos semelhantes