.SHP Extensão de arquivo

Informação verificada
Informações sobre o arquivo SHP
  • Shapes Format
  • Arquivos 3D
  • N/A

O que é o arquivo SHP?

A extensão do arquivo SHP é usada para o formato ESRI Shape, um formato de dados vetoriais geoespaciais popular para software de sistemas de informações geográficas. É desenvolvido e regulamentado pela ESRI como uma especificação (principalmente) aberta para interoperabilidade de dados entre ESRI e outros produtos de software. Um arquivo de forma armazena geometria não topológica e informações de atributo para os recursos espaciais em um conjunto de dados. Um arquivo de forma consiste em um conjunto de 3 arquivos obrigatórios, junto com vários arquivos opcionais.

Cada arquivo no conjunto compartilha o nome do arquivo de forma com uma extensão diferente. O arquivo principal .SHP armazena a geometria e deve sempre ter um arquivo de índice shx. Um arquivo dBASE dbf armazena todos os atributos das formas no arquivo principal. Além disso, um arquivo de projeção prj armazena as informações de projeção. Também existe um arquivo de formato SHP usado por programas AutoDesk. Mas esse é um formato diferente, apenas compartilhando a mesma extensão de arquivo.

Programas, que podem abrir arquivos .SHP

CoolUtils Development
Total GIS Converter
Windows
Esri
ArcView
Windows
Windows
Safe Software Inc.
FME Desktop
Windows
Golden Software, Inc.
MapViewer
Windows
Windows
Autodesk, Inc.
AutoCAD
Cross-platform
Mac OS

Como abrir um arquivo .SHP?

Se você tiver problemas para abrir o arquivo SHP, então, na maioria dos casos, o problema é apenas a falta do aplicativo adequado instalado. Selecione um dos programas da lista e instale-o no seu dispositivo. O sistema operacional deve associar automaticamente o formato de arquivo SHP ao programa instalado. Caso contrário, clique com o botão direito no seu arquivo SHP e selecione no menu "Abrir com" . Em seguida, selecione o programa instalado e confirme a operação. Agora todos os arquivos SHP devem abrir automaticamente com o programa selecionado.

Arquivos semelhantes