.PRN Extensão de arquivo

Informação verificada
Informações sobre o arquivo PRN

O que é o arquivo PRN?

A extensão de arquivo PRN é comumente usada para vários arquivos de saída de impressora que são exportados por vários programas e normalmente gerados por um driver de impressora HP (por exemplo, PCL5 ou PCL6). Como o PCL depende do dispositivo, ele deve funcionar na maioria das plataformas e dispositivos de impressora que o suportam. De modo geral, o objetivo principal do driver da impressora é traduzir a saída genérica de um aplicativo em algo que a impressora possa entender e interpretar. A saída pode ser de documentos, fotos ou qualquer outra coisa que possa ser impressa em papel.

O arquivo PRN contém instruções para uma impressora, para que a máquina saiba o que imprimir na página e também que papel tenta usar, o tamanho do papel e outras configurações. Curiosamente, você ainda pode gerar um .PRN mesmo em aplicativos modernos do Windows (programas do Office, por exemplo), mesmo no Windows 10 mais recente (função de impressão e caixa de seleção "imprimir para arquivo"), mas uma vez que a extensão de arquivo PRN não está associada por padrão com qualquer programa, será inútil para você, a menos que você tenha algum intérprete instalado em sua máquina ou precise dele para algum propósito específico.

Ocasionalmente, os arquivos PostScript gerados pela opção "imprimir para arquivo" no Windows mais antigo produziam também um arquivo .PRN, também quando uma impressora PostScript era escolhida. No entanto, a extensão típica para PostScript é a extensão do arquivo ps.

Programas, que podem abrir arquivos .PRN

DATACAD LLC.
DataCAD
Windows
AllWeb Software
FastPrint
Windows
Notepad++ Team
NotePad++ text editor
Windows
Microsoft Corporation
Windows Notepad
Windows
Windows
Microsoft Corporation
Microsoft Office
Windows
ACD Systems International Inc.
Canvas
Windows
The GNOME Project
gedit
Linux

Como abrir um arquivo .PRN?

Se você tiver problemas para abrir o arquivo PRN, então, na maioria dos casos, o problema é apenas a falta do aplicativo adequado instalado. Selecione um dos programas da lista e instale-o no seu dispositivo. O sistema operacional deve associar automaticamente o formato de arquivo PRN ao programa instalado. Caso contrário, clique com o botão direito no seu arquivo PRN e selecione no menu "Abrir com" . Em seguida, selecione o programa instalado e confirme a operação. Agora todos os arquivos PRN devem abrir automaticamente com o programa selecionado.

Arquivos semelhantes