.GID Extensão de arquivo

Informação verificada
Informações sobre o arquivo GID

O que é o arquivo GID?

A extensão do arquivo GID está relacionada ao Microsoft WinHelp, um sistema de ajuda usado no Windows 95/98. GID é um formato proprietário para arquivos de ajuda online que podem ser exibidos pelo navegador de Ajuda da Microsoft winhelp.exe ou winhlp32.exe. O formato do arquivo é baseado em Rich Text Format (RTF). Continuou sendo uma plataforma de ajuda popular da plataforma Windows 3.0 até o Windows XP.

O WinHelp foi removido do Windows Vista para desencorajar os desenvolvedores de software de usar o formato obsoleto e encorajar o uso de formatos de ajuda mais novos.

O Windows cria um arquivo GID nas seguintes circunstâncias:

  • Quando você usa um arquivo de Ajuda que não foi criado no Windows 95/98 ou no formato de Ajuda, o Windows cria um arquivo .GID correspondente, se não existir.
  • Se o Windows encontrar um arquivo .GID desatualizado, ele recria o arquivo. Observe que um arquivo .GID é considerado desatualizado se o arquivo de Ajuda foi atualizado, mas não foi aberto pelo Windows desde que foi atualizado.

O processo de pesquisa e criação de arquivos .GID ocorre quando você vê a mensagem "Ajuda para configuração". Um arquivo .GID tem o mesmo nome de seu arquivo de Ajuda correspondente (mas com uma extensão .GID) e é armazenado como um arquivo oculto na mesma pasta que o arquivo de Ajuda correspondente.

Se o arquivo de Ajuda estiver em uma pasta para a qual você não tem privilégios de gravação (como em um CD-ROM ou unidade de rede), o arquivo .GID é criado na pasta WindowsHelp.

O Windows armazena ponteiros para todos os tópicos e pontos de entrada em um arquivo de Ajuda no arquivo .GID correspondente pelos seguintes motivos:

  • Essas informações não são armazenadas no próprio arquivo de Ajuda para minimizar o tamanho do arquivo de Ajuda.
  • O Windows usa arquivos * .GID como arquivos de status (por exemplo, a posição da janela de Ajuda é armazenada neste arquivo).

Observe que o Windows e o Windows for Workgroups versão 3.1 e posterior podem usar arquivos .GID se as seguintes condições forem atendidas:

  • Você instala o Win32s.
  • Você instala o compilador da Ajuda de 32 bits e seus arquivos .dll associados.

Programas, que podem abrir arquivos .GID

Microsoft Corporation
Microsoft Windows Help
Windows
Microsoft Corporation
Microsoft Windows
Windows

Como abrir um arquivo .GID?

Se você tiver problemas para abrir o arquivo GID, então, na maioria dos casos, o problema é apenas a falta do aplicativo adequado instalado. Selecione um dos programas da lista e instale-o no seu dispositivo. O sistema operacional deve associar automaticamente o formato de arquivo GID ao programa instalado. Caso contrário, clique com o botão direito no seu arquivo GID e selecione no menu "Abrir com" . Em seguida, selecione o programa instalado e confirme a operação. Agora todos os arquivos GID devem abrir automaticamente com o programa selecionado.

Arquivos semelhantes