.3DS Extensão de arquivo

Informação verificada
Informações sobre o arquivo 3DS
  • 3D Studio Scene
  • Arquivos 3D
  • Autodesk

O que é o arquivo 3DS?

A extensão do arquivo 3DS está associada a um formato de arquivo gráfico 3D Studio Max 3D. 3DS era o formato de arquivo padrão do antigo Autodesk 3D Studio DOS, que era popular até que seu sucessor (3D Studio MAX 1.0) o substituiu em abril de 1996.

Historicamente, 3DS é um formato de arquivo antigo proveniente de meados da década de 1980, era de 16 bits da computação doméstica, em particular o computador Atari | ST e o programa CAD-3D de Tom Hudson. Como tal, não é um bom formato de arquivo para a tradução moderna de dados. Não tem capacidade de transmitir normais de vértice muito importantes (para suavização de geometria); é limitado a nomes de arquivos DOS 8.3 para mapas de textura; cada objeto é limitado a apenas 64k polígonos e vértices; todas as malhas devem ser triângulos; nomes de objetos são limitados a apenas 10 caracteres e nomes de materiais a 16 caracteres.

O formato de arquivo 3DS é uma fusão do antigo formato de arquivo CAD-3D .3d2 do computador Atari | ST de 1985 (de Tom Hudson) e os formatos de arquivo Antic Animator. Existindo desde 1990 (quando a primeira versão do 3D Studio DOS foi lançada), ele cresceu e se tornou um padrão da indústria de fato para a transferência de modelos entre programas 3D, ou para armazenar modelos para catálogos de recursos 3D (junto com OBJ, que é mais frequentemente usado como um formato de arquivo de arquivamento de modelo).

Tipos MIME
  • application/x-3DS
  • image/x-3DS

Programas, que podem abrir arquivos .3DS

Windows
Windows
Meshlab project
MeshLab
Cross-platform
Trimble Navigation Limited
SketchUp
Windows
CADSoftTools
ABViewer
Windows
pmG Worldwide, LLC
messiahStudio
Windows
Windows
IMSI/Design, LLC.
TurboCAD
Windows
Mac OS
Mac OS
Meshlab project
MeshLab
Cross-platform
Mac OS
Trimble Navigation Limited
SketchUp
Mac OS
pmG Worldwide, LLC
messiahStudio
Mac OS
IMSI/Design, LLC.
TurboCAD
Mac OS

Como abrir um arquivo .3DS?

Se você tiver problemas para abrir o arquivo 3DS, então, na maioria dos casos, o problema é apenas a falta do aplicativo adequado instalado. Selecione um dos programas da lista e instale-o no seu dispositivo. O sistema operacional deve associar automaticamente o formato de arquivo 3DS ao programa instalado. Caso contrário, clique com o botão direito no seu arquivo 3DS e selecione no menu "Abrir com" . Em seguida, selecione o programa instalado e confirme a operação. Agora todos os arquivos 3DS devem abrir automaticamente com o programa selecionado.

Arquivos semelhantes